Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bernardo confirma reunião de Lula com empresários amanhã

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta quinta-feira com empresários para conversar sobre a crise internacional e seus efeitos no nível de atividade econômica do país. Foram convidados representantes dos setores financeiro, varejo, automotivo, alimentos e mineração, entre outros. A informação foi confirmada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Valor Online |

O ministro não quis confirmar quando será divulgado o pacote de medidas que o governo prepara para tentar manter o dinamismo econômico no mercado local. Ele disse apenas que o governo está empenhado "em dar muitas sinalizações" de que, mesmo que seja em ritmo menor, o país vai crescer em 2009. Bernardo afirmou ainda que a crise "tem hoje no Brasil, muito de psicológico".

Ao deixar o gabinete do ministro da Fazenda, logo após Guido Mantega se reunir com sindicalistas para tratar de medidas para manutenção de empregos, Bernardo disse que essa é uma preocupação do governo. "A melhor forma de manter renda e emprego é manter as empresas funcionando, operando, produzindo, e vamos dar todo o apoio, com crédito e outras medidas de estímulo", afirmou.

Para o ministro, apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre ter registrado alta de 6,8% sobre igual intervalo de 2007, variação acima do esperado pelo mercado financeiro, "há muita influência psicológica" negativa nas notícias sobre a crise financeira mundial, que estariam contaminando o ambiente doméstico,
"O pânico é por conta da crise", disse o ministro, ao explicar que ao frear o crédito, "os bancos agiram com pânico".

Questionado sobre se um dos "sinais" da visão otimista do governo não seria o Copom do Banco Central cortar os juros, na reunião desta quarta, o ministro saiu pela tangente: "A política monetária se insere nisso, mas só quem pode responder é o Banco Central".

Leia tudo sobre: lula

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG