Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bernanke: juro baixo por muito tempo pode gerar inflação

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse que manter a taxa de juro básica de curto prazo muito baixa por muito tempo pode gerar inflação, mas acrescentou que a economia dos EUA não está sob esse risco. Durante audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Bernanke disse que o juro está sendo mantido em nível historicamente baixo, perto de zero, para ajudar a estimular a criação de empregos e o consumo.

Agência Estado |

Bernanke fez os comentários em resposta a críticas do deputado republicano Ron Paul, que argumentou que o Fed era responsável pela recente crise financeira ao deixar as taxas de juro muito baixas por muito tempo. Paul perguntou a Bernanke que danos poderiam surgir de um outro período de taxas de juro ultra baixas.

"Uma possibilidade é que (...) você tenha inflação", respondeu Bernanke, acrescentando que "todo banco central quer estar certo de que os preços permanecem estáveis". O presidente do Fed continuou dizendo, no entanto, que o juro está tão baixo porque a economia permanece fraca.

Ontem, o Fed manteve sua meta para a taxa dos Fed Funds inalterada de um nível próximo de zero e disse que espera que o juro permaneça excepcionalmente baixo por "um período prolongado". "Ser um banco central é uma arte e precisamos equilibrar nosso mandato duplo", de máximo emprego e preços estáveis, concluiu Bernanke. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG