em curto prazo nos EUA - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bernanke (Fed) descarta risco de inflação em curto prazo nos EUA

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou nesta quarta-feira, em discurso pronunciado em Washington, que existe pouco risco de uma inflação em níveis mais elevados que o aceitável em curto prazo nos Estados Unidos.

AFP |

No nível atual da atividade econômica "e com os preços das matérias-primas em níveis baixos, vemos pouco risco de uma inflação em níveis mais elevados que o aceitável, em curto prazo. Com efeito, prevemos que a inflação se mantenha muito baixa durante certo tempo", acrescentou.

Alguns economistas estimaram nas últimas semanas que, havendo combatido o risco de uma baixa generalizada da atividade e dos preços, aportando liquidez em massa, o Fed teria criado mais moeda, correndo, assim, o risco de uma inflação incontrolável.

Segundo as últimas cifras disponíveis, o índice de preços ligados aos gastos básicos de consumo dos lares (PCE), que exclui a alimentação e a energia, e é referência do Fed para medir a inflação, manteve-se estável em dezembro, em relação ao mês anterior, pelo terceiro mês consecutivo. Na projeção anual, o aumento se desacelerou para 1,7%, depois de alcançar 1,9% em novembro.

hh/chr/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG