Tamanho do texto

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, prometeu hoje fazer uso de todas as ferramentas da autoridade monetária para garantir a recuperação da economia. O Fed continuará a utilizar todas as ferramentas que estão a sua disposição, quando necessário, para apoiar a restauração da estabilidade financeira e a retomada do crescimento econômico saudável, disse Bernanke durante discurso em sua cidade natal, Dillon (Carolina do Sul).

O relatório de desemprego de fevereiro, divulgado na sexta-feira, destaca o desafio que Bernanke e outros congressistas enfrentam. A taxa de desemprego nos EUA subiu 0,5 ponto porcentual, para 8,1%, o nível mais alto em mais de 25 anos. E a economia tem perdido empregos a uma taxa de mais de 650 mil por mês desde dezembro.

A cidade natal do presidente do Fed tem se transformado em um símbolo dos efeitos devastadores gerados pela recessão. Recentemente, o Wall Street Journal detalhou em um artigo a história de como a casa onde Bernanke cresceu - que foi vendida pela família há mais de uma década - terminou sendo comprada recentemente em uma execução de hipoteca. "Claro, estou ciente de que Dillon enfrenta desafios hoje, como diversas outras comunidades", disse Bernanke, que participou de um evento em sua homenagem na cidade. "Mas a região tem muito a oferecer", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.