SÃO PAULO - Os principais indicadores acionários de Wall Street encerraram o pregão em forte alta. Os investidores se animaram com a fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, simpática a um eventual pacote pontual de estímulo ao consumo nos Estados Unidos.

O Dow Jones aumentou 4,7%, aos 9.265,43 pontos. O Nasdaq fechou com elevação de 3,4%, em 1.770,03 pontos. O S & P 500 subiu 4,8%, somando 985,39 pontos.

Em discurso hoje, Bernanke sugeriu que o Congresso americano desenvolva um novo pacote de estímulo fiscal, para ajudar a melhorar o acesso ao crédito por consumidores, compradores de imóveis, empresas e outros tomadores de empréstimos. "Tais iniciativas devem ser eficientes para promover o crescimento econômico e a geração de emprego", observou.

A perspectiva de apoio a ações do governo para estimular o consumo e o aumento das cotações do petróleo hoje fizeram as ações das petroleiras Exxon Mobil e Chevron fechar em alta de 10,2% e 11,6%, respectivamente, e ser os destaques dentre os 30 componentes do índice Dow Jones.

Todas as 30 ações do indicador fecharam no azul. Outros destaques foram Merck (8,7%), Walt Disney (7,3%) e Du Pont (7,1%).

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.