Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Berlusconi anuncia pacote de 40 bilhões de euros para economia

ROMA - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou nesta segunda-feira que o Governo italiano elaborou um programa de socorro financeiro de 40 bilhões de euros. O dinheiro será liberado nos próximos três e tem como objetivo reduzir os impactos da crise econômica.

EFE |

"O pacote chega a 40 bilhões de euros para a economia em três anos. Trata-se de dinheiro real e de um valor compatível com nossa dívida pública", disse Berlusconi em discurso por telefone em um congresso de economia. Segundo o primeiro-ministro da Itália, o montante liberado pode chegar a 80 bilhões de euros com "as contribuições européias".

O dinheiro do governo italiano será direcionado principalmente ao setor automotivo, fundos para infraestrutura e ao financiamento de empresas, entre outros segmentos da economia.

Berlusconi explicou que seis bilhões de euros serão da redução do decreto sobre o IVA, outros 16 bilhões serão destinados às obras de infraestrutura, 10 bilhões para o financiamento das empresas e oito bilhões de euros para programas sociais.

Em 27 de janeiro, o Senado italiano já aprovou um decreto-lei do governo que contempla o investimento de cinco bilhões de euros às  famílias e às empresas italianas para enfrentar a crise econômica.

"Contra a crise fizemos e estamos fazendo muito. Em poucos dias, apresentaremos uma nova iniciativa para o crédito, ao consumo e para garantir novos setores estratégicos", disse Berlusconi.

"Estamos trabalhando para voltar ao campo energético através do relançamento da energia nuclear e para os acordos sobre o fornecimento do gás", acrescentou.

Leia tudo sobre: itália

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG