BRASÍLIA - Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira metade do 13º salário. Ao todo, vão receber o benefício, segundo o Ministério da Previdência, mais de 22 milhões de aposentados e pensionistas, Mas nem todos os beneficiários fazem jus ao pagamento.

Não têm direito a receber o 13º salário cerca de 3,6 milhões dos 25,7 milhões de beneficiários do sistema previdenciário geral. O 13º salário não é pago às pessoas que recebem beneficio de amparo do trabalhador rural, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, renda mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e salário-família.

Os primeiros segurados a receber a parcela do 13º salário são os que recebem até um salário mínimo (R$ 415). Já amanhã serão depositados os valores para portadores de cartões de pagamento com final 1. Quem recebe mais que R$ 415 poderá sacar o dinheiro a partir de 1º de setembro.

Os depósitos da parcela do 13º salário serão feitos juntamente com os benefícios do mês de agosto. De acordo com o calendário do Instituto Nacional do Seguro Social, os pagamentos serão creditados até o dia 5 de setembro próximo.

O anúncio do inicio do pagamento da parcela do 13º salário para os beneficiários do INSS será feito na noite deste domingo, em rede de rádio e televisão, entre as 20 horas e 20h30m, pelo ministro José Pimentel, segundo informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência.

Leia mais sobre: Previdência Social

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.