Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE visa à estabilidade de preços, reforça Trichet

SÃO PAULO - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, reforçou que o principal mandato da autoridade monetária é ancorar firmemente as expectativas de inflação e enfatizou que o Conselho de Governo do banco fará o que for necessário para garantir a estabilidade de preços. Estamos comprometidos com a estabilidade de preços e faremos o que for necessário para isso, reafirmou.

Valor Online |

Durante conferência em Frankfurt, o dirigente do BCE comentou que a instituição está decidida a evitar que se repitam erros dos anos de 1970 (forte alta da inflação), novamente lembrando que o banco assegurará a estabilidade dos preços, o que contribuirá para o crescimento econômico e geração de emprego.

Ontem, o BCE manteve a taxa de juro da região do euro em 4,25% e reviu para baixo seus prognósticos de crescimento da eurozona para este ano e o próximo.

As turbulências financeiras que começaram no ano passado e o aumento nos preços das matérias-primas dos últimos anos criaram um ambiente muito desafiador, em que os bancos centrais têm de fazer frente às debilidades financeiras e às pressões inflacionárias, sustentou Trichet, acrescentando que uma política monetária orientada à estabilidade de preços é benéfica nestes tempos difíceis.

(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG