Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE reduzirá a taxa de juros na quinta-feira, segundo analistas

Frankfurt (Alemanha), 12 jan (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) reduzirá na próxima quinta-feira a taxa básica de juros para os países que compartilham o euro, já que o enfraquecimento econômico se intensificou, segundo alguns analistas.

EFE |

O analista do Commerzbank Christoph Balz previu que a entidade monetária européia reduzirá a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, para 2%, o nível mais baixo desde 2003 e o mínimo na história do BCE.

"Os indicadores econômicos da zona do euro apontam uma baixa aguda", segundo Balz, que, ao mesmo tempo, considera que os riscos em alta para a estabilidade de preços não são mais um assunto preocupante.

A inflação da zona do euro caiu para 1,6% em dezembro do ano passado, frente ao 2,1% de novembro.

O banco europeu define a estabilidade de preços como uma taxa de inflação próxima, mas sempre abaixo, de 2%.

Os membros do Conselho do BCE e seu presidente, Jean-Claude Trichet, deram poucas pistas nas últimas semanas de qual será o próximo movimento da taxa de juros.

No entanto, os números econômicos publicados desde a última reunião no início de dezembro mostram uma piora da situação econômica do zona do euro.

Desde o começo de outubro do ano passado, o banco europeu reduziu a taxa básica de juros em 1,75 ponto percentual, para 2,5%. EFE aia/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG