Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE: PIB da zona do euro deve cair até 1% em 2009

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, informou que a equipe da autoridade monetária prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro irá ficar estável ou contrair até 1,0% no ano que vem e crescer entre 0,5% e 1,5% em 2010. Ele afirmou que há razões para acreditar que uma recuperação econômica significativa poderá começar no segundo semestre de 2009.

Agência Estado |

O BCE também projeta que a inflação na zona do euro deverá ficar em torno de 1,4% no ano que vem e em 1,8% em 2010, ambas abaixo do teto estipulado pela autoridade monetária, de 2,0%. "O processo de desinflação é muito claro, e se estenderá em 2010", disse o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. Ele disse que o declínio recente das taxas se deve em grande parte à queda das cotações de commodities (matérias-primas).

Segundo Trichet, os riscos de inflação e os dados monetários estão desacelerando significativamente. Ele acrescentou que a fraca demanda doméstica nos 15 países que integram a zona do euro deverá continuar.

"Desde setembro, há uma intensificação e uma ampliação da turbulência no mercado financeiro. As tensões estão cada vez mais passando do setor financeiro para a economia real e a economia mundial como um todo está sentindo seus efeitos adversos", disse Trichet.

Hoje o BCE reduziu sua taxa básica de juros de 3,25% para 2,5% ao ano. Trichet disse que a autoridade monetária "continuará acompanhando de perto" todos os desdobramentos econômicos. Esse tipo de linguagem já indicou no passado que o BCE estudava promover mais cortes. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG