Em boletim, o Banco Central Europeu destacou a importância do saneamento dos balanços

O Banco Central Europeu (BCE) pediu nesta quinta-feira uma reestruturação do setor bancário da zona do euro para "assegurar um acesso adequado ao financiamento". Em seu boletim mensal de junho, publicado nesta quinta, o BCE destacou a importância do "saneamento dos balanços, o controle efetivo do risco e modelos de negócio transparentes e sólidos".

Estes elementos são fundamentais para "reforçar a resistência das entidades de crédito às perturbações e assegurar um acesso adequado ao financiamento". Além disso, o banco europeu considera que "a negociação salarial deve permitir o ajuste apropriado dos salários à competitividade e à situação de desemprego".

O comunicado destaca ainda que é "essencial que todos os países cumpram estritamente seus compromissos de corrigir os elevados níveis de déficit e dívida públicos, e reduzam a vulnerabilidade das finanças públicas". Para isso, devem ficar perfeitamente especificadas "as medidas concretas de ajuste necessárias a fim de conseguir os objetivos orçamentários". "Todos os países terão que assegurar que a confiança na sustentabilidade das finanças públicas está garantida", segundo o BCE.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.