Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE observa enfraquecimento da economia nos próximos trimestres

Frankfurt (Alemanha), 12 fev (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) disse que continua observando um enfraquecimento persistente na atividade econômica da zona do euro nos próximos trimestres.

EFE |

Em seu boletim de fevereiro, publicado hoje, o BCE informou que isso se deve a que "as tensões dos mercados financeiros tiveram um impacto maior na economia global e interna".

As perspectivas para a economia estão marcadas "por um grau de incerteza excepcionalmente alto", segundo o BCE.

O banco europeu manteve na semana passada a taxa básica de juros na zona do euro em 2% e o presidente da entidade, Jean-Claude Trichet, sugeriu que o Conselho de Governo reduzirá os juros no início de março.

Na mesma linha, expressaram-se nos últimos dias outros membros do principal órgão executivo da entidade monetária europeia.

O vice-presidente do BCE, Lucas Papademos, disse na noite passada, em Londres, que é possível uma redução da taxa de juros em março, caso esteja assegurada a estabilidade de preços, algo que a entidade define como uma taxa de inflação próxima, mas sempre abaixo, de 2%.

Os mercados contam atualmente com que o banco europeu reduzirá em março os juros em 0,5 ponto percentual, para 1,5%, um nível historicamente baixo desde a criação do BCE.

Desde 8 de outubro de 2008, o Conselho do BCE cortou a taxa de juros em um total de 2,25 pontos percentuais. EFE aia/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG