Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE injeta 216,122 bilhões de euros a taxa de juros fixa

Frankfurt (Alemanha), 5 jan (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) injetou hoje 216,122 bilhões de euros (US$ 300,409 bilhões) a uma taxa de juros fixa de 2,5% no leilão semanal ordinário, que é agora com concessão plena, para colocar liquidez na zona do euro.

EFE |

Segundo o BCE informou hoje, 600 bancos comerciais participaram desta operação de refinanciamento, que será liquidada amanhã e que vence em 14 de janeiro.

O BCE reduziu a taxa básica de juros no início de dezembro em 0,75 ponto percentual, para 2,5%, a maior redução de sua história.

Os analistas do Commerzbank prevêem que a entidade monetária deixará inalterada a taxa de juros em sua reunião da próxima quinta-feira, mas que a cortará gradativamente até ficar em 1% no segundo trimestre do ano.

Após os cortes de juros do BCE desde o começo de outubro de 2008 (no total, 1,75 ponto), as taxas de juros no mercado interbancário caíram notavelmente, mas ainda estão longe da taxa básica.

Agora, o BCE conduz as operações principais de refinanciamento semanais mediante um procedimento de leilões a taxa de juros fixa, com concessão plena, com os juros mínimos aplicáveis.

Assim, a entidade monetária européia quer assegurar que todos os bancos comerciais da zona do euro conseguirão a liquidez de que precisam. EFE aia/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG