Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BCE deve elevar juro para 4,25% ao ano

É praticamente unânime no mercado a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) eleve hoje a taxa básica de juros na zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda) de 4% ao ano para 4,25% ao ano. As atenções estarão voltadas para a entrevista coletiva que o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, dará após o anúncio da decisão, que será anunciada às 8h45 (de Brasília), em busca de sinais sobre a direção futura da política monetária na região.

Agência Estado |

 

Em conseqüência da inflação em alta na zona do euro, alguns observadores dizem que o BCE provavelmente está cogitando elevar a taxa básica novamente este ano, mas deverá ser muito cuidadoso com a linguagem, para evitar uma nova alta do euro ante o dólar. Na última segunda-feira (dia 30), o euro rompeu a barreira de US$ 1,58.

De 51 instituições financeiras ouvidas pela agência Dow Jones, 50 prevêem que a taxa básica do BCE será elevada para 4,25% ao ano, mas apenas 12 acreditam que será elevada novamente em 2008. Os mercados, porém, consideram mais de um aperto monetário este ano. No fim da tarde de ontem, os contratos futuros de Euribor (taxa de juros de referência na zona do euro) para três meses projetavam uma taxa básica um pouco superior a 5% ao ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre BCE

Leia tudo sobre: bce

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG