Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC vê déficit recorde para conta de viagens ao exterior em 2011

BC vê déficit recorde para conta de viagens ao exterior em 2011

Reuters |

BRASÍLIA (Reuters) - A diferença entre as despesas feitas por viajantes brasileiros no exterior e os gastos de turistas estrangeiros no Brasil atingirá um déficit recorde em 2011, contribuindo para aprofundar o saldo negativo das transações correntes, previu o Banco Central nesta terça-feira.

A estimativa da autoridade monetária é que a conta viagens fechará o próximo ano com déficit de 11,5 bilhões de dólares, superando o rombo de 10 bilhões de dólares estimado para 2010 em dado revisado pelo BC, à medida que o aumento da renda e o real valorizado estimulam os brasileiros a ir ao exterior.

Em agosto, a conta viagens teve o maior déficit para o mês da série do BC iniciada em 1947, de 813 milhões de dólares. No período, as despesas de brasileiros com viagens foram recordes, em 1,302 bilhão de dólares, enquanto as receitas com estrangeiros no país totalizaram 489 milhões de dólares.

Na comparação com agosto do ano passado, os gastos efetuados por brasileiros lá fora cresceram 42 por cento, enquanto os de turistas no Brasil tiveram alta de 7,3 por cento.

"O turismo receptivo está crescendo, mas a taxas bem mais baixas, e isso se justifica pelo próprio comportamento da economia internacional, você tem uma economia mundial cuja taxa de crescimento não é tão expressiva assim", afirmou a jornalistas o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

O déficit em transações correntes, que computa as principais trocas do país com o exterior, incluindo os números da balança comercial, despesas e receitas com serviços e remessas de juros e dividendos, deve fechar 2011 em 60 bilhões de dólares, volume recorde.

Para este ano, a aposta do BC é de um déficit de 49 bilhões de dólares. Até agosto, o país acumula um déficit em conta corrente de 31,1 bilhões de dólares.

(Reportagem de Isabel Versiani)

Leia tudo sobre: NEGOCIOSMACROVIAGENSRECORDE

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG