Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC vai ajustar regras de empréstimos em dólares, diz Meirelles

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, comunicou há pouco que vai divulgar ainda hoje normas complementares sobre o funcionamento da linha de crédito em dólares para o financiamento de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC). Ele não quis dar detalhes sobre as alterações.

Valor Online |

Em meio ao agravamento da crise em outubro, o BC criou uma linha de crédito especial para prover liquidez em dólares aos bancos de forma que pudessem financiar exportações. Para ter acesso a essa linha, a autoridade monetária exigiu garantias dos bancos equivalentes a 105% do valor tomado em Global bonds, títulos da dívida externa brasileira. O primeiro leilão dessa linha foi de US$ 1,6 bilhão no dia 20 deste mês. Vários agentes financeiros reclamaram da exigência, considerando as garantias exageradas.

Com duas horas de atraso, Meirelles chegou à audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para falar sobre a crise financeira junto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele deu vários números sobre impactos da crise no mercado financeiro global. Ao explicar as medidas para aumento de liquidez no sistema bancário interno, ele afirmou que "felizmente" a autoridade monetária tinha obrigado os bancos alíquotas elevadas de compulsório desde 2002.

(Azelma Rodrigues e Mônica Izaguirre| Valor Online e Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG