O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou na tarde desta terça-feira que será divulgada ainda hoje a circular para regulamentar os empréstimos em moeda estrangeira para o financiamento das operações de exportação. Segundo ele, os dólares destinados aos exportadores serão oferecidos em leilão de taxa com o compromisso de recompra por parte da autoridade monetária.

As instituições que vencerem o leilão terão direito aos dólares após a entrega de Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e de Adiantamentos sobre Cambiais Entregues (ACE). Somente após a apresentação desses documentos, os bancos poderão sacar os recursos no BC. Na prática, esses contratos servirão como garantia na operação entre a autoridade monetária e os bancos.

Em rápido pronunciamento, Meirelles informou que a operação é "muito importante" porque ajuda a restabelecer a oferta de crédito para exportação, após a restrição de liquidez observada nas últimas semanas. Segundo ele, a ação faz parte do conjunto de medidas para preservar a economia brasileira dos efeitos da crise global.

Veja a explicação do diretor de Política Monetária do BC, Mário Torós, sobre os leilões:

Para saber mais

Serviço 

Opinião

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.