Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC publica edital sobre gerência de risco de crédito

O Banco Central (BC) informa, em edital publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, que sua Diretoria Colegiada colocou em audiência pública a minuta de uma resolução que deverá obrigar todas as instituições financeiras a manterem uma estrutura de gerenciamento do risco de crédito. As razões da resolução constam de documento divulgado no sábado, em que o BC ressalta que a recente turbulência econômica externa demonstra que práticas inadequadas na gestão da carteira de crédito tiveram papel decisivo no aprofundamento das perdas.

Agência Estado |

"

No edital publicado hoje, o BC lembra que a Resolução nº 3.380, de 29 de junho de 2006, incorporou as recomendações do Comitê de Basiléia para Supervisão Bancária sobre a "adequada gestão de riscos inerentes às atividades financeiras". A exigência de adoção do gerenciamento de risco pelas instituições está prevista no conjunto de normas de supervisão conhecido como "Basiléia II", que está em implantação no Brasil, onde boa parte dos grandes bancos já mantêm essa estrutura.

A previsão do Banco Central é de que áreas de análises para prever problemas em empréstimos sejam criadas pelas instituições financeiras a partir de junho de 2009. O BC informa também que sua proposta de resolução permanecerá em audiência pública até 18 de novembro e que os interessados podem encaminhar sugestões e comentários por meio do link contido no edital publicado no seu endereço eletrônico (bcb.gov.br); por meio do e-mail denor@bcb.gov.br; ou, ainda, por correspondência dirigida ao Departamento de Normas do Sistema Financeiro (Denor), SBS, Quadra 3, Bloco "B", 15º andar, Edifício Sede, Brasília (DF), CEP 70074-900.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG