Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC europeu espera recuperação econômica em 2009

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet disse, neste sábado, que a desaceleração da economia da zona do euro atingiu seu ponto máximo e espera uma recuperação gradual durante o próximo ano. Pelos nossos cálculos, atingimos o piso durante o segundo e o terceiro trimestre deste ano, afirmou ele à rede de televisão italiana RAI 1 nos bastidores do fórum econômico que está sendo realizado em Cernobbio, na região do lago Como, na Itália.

Agência Estado |

A economia da zona do euro recuou 0,2% no segundo trimestre deste ano e ministros de Finanças da França e da Bélgica pediram novamente que o BCE considere medidas para aumentar a atividade econômica. Na quinta-feira, a instituição manteve a taxa básica de juros da União Européia (UE) em 4,25% ao ano e, na ocasião, Trichet deixou implícito que o percentual continuará estável por algum tempo.

Ele sublinhou a necessidade de impedir uma segunda onda de pressão inflacionária que poderia ser criada por uma forte demanda por salários. Ele disse que o atual índice de inflação, de 3,8%, é preocupante. Apesar de tais declarações, muitos analistas prevêem um afrouxamento da política monetária européia no primeiro semestre do próximo ano, quando o banco será forçado a responder pela desaceleração do crescimento econômico da região.

Leia mais sobre: Euro

Leia tudo sobre: banco centraleuro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG