Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC e Fazenda trabalham juntos contra inflação, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Banco Central e o Ministério da Fazenda estão trabalhando juntos para combater a inflação. A visão do Banco Central é perfeitamente compatível com a nossa visão (Fazenda). Cada um ataca de um lado e ambos buscamos o mesmo resultado, frisou. Para ele, não há divergências com o BC.

Agência Estado |

Mantega também refutou o comentário de um repórter de que a Fazenda é mais suave do que a autoridade monetária para conter os índices de preços. "Não aceito que o Ministério da Fazenda é mais suave. Talvez o BC seja mais suave", disse. "Estamos aumentando o superávit primário (de 3,8% para 4,3% neste ano). E isto é talvez o melhor instrumento para conter a demanda agregada, pois tem um efeito muito forte, imediato, sobre a inflação", frisou.

O ministro destacou que o governo vem apresentando um bom desempenho fiscal, o que está reduzindo a demanda do setor público. Em junho, o superávit primário chegou a R$ 116,048 bilhões no acumulado em 12 meses, o equivalente a 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro semestre, tal poupança do Orçamento atingiu R$ 86,116 bilhões e representou 6,19% do PIB.

Leia tudo sobre: mantega

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG