Tamanho do texto

Segundo o Fed, atividade econômica e mercado de trabalho estão melhorando gradualmente

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, banco central americano) decidiu hoje, ao fim de sua reunião de dois dias, manter a taxa básica de juros (meta dos Fed Funds) próxima de zero. "O Comitê continuará a monitorar a perspectiva da economia e os acontecimentos financeiros e vai empregar suas ferramentas de política à medida que isso seja necessário para promover a recuperação econômica e a estabilidade dos preços", diz o comunicado divulgado junto com a decisão.

"Informações recebidas desde que o Fomc se reuniu em abril sugerem que a recuperação econômica está prosseguindo e que o mercado de mão de obra está melhorando gradualmente. Os gastos das famílias estão crescendo, mas permanecem constrangidos pelo desemprego alto, pelo crescimento modesto da renda, pelo valor mais baixo das moradias e pelo crédito apertado. Os investimentos das empresas em equipamentos e software cresceram significativamente; contudo, o investimento em estruturas não residenciais continua a ser fraco e os empregadores continuam relutantes em incrementar as folhas de pagamento. O número de construções de moradias iniciadas permanece num nível deprimido", segue o comunicado.

"As condições financeiras tornaram-se menos favoráveis ao crescimento econômico em geral, em grande parte refletindo acontecimentos no exterior. O crédito bancário continuou a contrair-se nos últimos meses. Apesar disso, o Comitê antecipa um retorno gradual a níveis mais altos de utilização dos recursos num contexto de estabilidade dos preços, embora o ritmo de recuperação econômica deva ser moderado por algum tempo. O Comitê vai manter a meta da taxa dos Federal Funds em zero a 0,25% e continua a antecipar que as condições econômicas, inclusive as baixas taxas de utilização dos recursos, tendência de inflação contida e expectativas de inflação estáveis, provavelmente justificarão níveis excepcionalmente baixos para a taxa dos Federal Funds por um período prolongado."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.