Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC dos EUA concede linha de crédito a Brasil, México, Coréia do Sul e Cingapura

O Federal Reserve, o banco central americano (Fed), concedeu nesta quarta-feira uma linha de swap de dólares americanos por reais, no montante de 30 bilhões de dólares ao Brasil, com validade até 30 de abril de 2009. O anúncio também inclui, com o mesmo montante, a Autoridade de Cingapura, o Banco da Coréia e o Banco do México, em montantes e prazos iguais.

AFP |

O Fed indicou que a disponibilização da linha de crédito "é uma resposta às grandes preocupações com a crise financeira global, que se expandiu para as economias emergentes de mercado", segundo o próprio BC americano.

"Estas linhas de crédito, da mesma forma que aquelas estabelecidas com outros bancos centrais, têm como objetivo aumentar as condições de liquidez nos mercados financeiros mundiais e mitigar a ampliação das dificuldades para comprar em dólar americano, financiando economias fundamentalmente saudáveis e bem administradas".

Dessa forma, os bancos centrais de economias emergentes, com políticas consideradas bem administradas e de importância sistêmica, juntam-se ao Banco da Reserva da Austrália, Banco do Canadá, Banco Central Europeu, Banco Nacional da Dinamarca, Banco da Inglaterra, Banco da Noruega, Banco da Suécia, Banco Nacional Suíço e ao próprio Federal Reserve, na rede global de waps recíprocos de moedas, constituída com vistas a prover adequada liquidez aos mercados.

Ontem, terça-feira, o Fed já havia anunciado medida semelhante em relação ao Banco Central da Nova Zelândia.

bur/ap/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG