Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC do Peru aumenta taxa de juros para 6%

O Comitê de Política Monetária do Central Reserve Bank do Peru aumentou ontem a taxa de juros de referência em 25 pontos base, para 6%, devido à alta maior do que o esperado da inflação. O Banco Central disse que a elevação das taxas de juros tem como objetivo conter a inflação, enquanto os preços internacionais dos combustíveis aumentam e a economia andina se expande rapidamente.

Agência Estado |

O PIB do Peru cresceu próximo a 9% no último ano.

O BC peruano pretende manter a inflação anual numa variação de 1% a 3%, apesar de o presidente da instituição, Julio Velarde, ter admitido que o país não alcançará a meta neste ano. No início da semana, Velarde disse que o Peru deve cumprir a meta em 2009.

Segundo os economistas, os choques de oferta impulsionaram a taxa de inflação. Eles acrescentaram, no entanto, que estas pressões podem diminuir gradualmente.

O Índice de Preços ao Consumidor subiu bem mais do que o esperado em junho, 0,77%, com a inflação acumulada em 12 meses em 5,71% no mês passado, ante a alta de 5,39% em maio.

O "núcleo" da inflação, que exclui alguns dos efeitos da elevação dos preços dos alimentos e dos combustíveis, aumentou 4,66% em junho.

O Banco Central já tinha aumentado a taxa de juros de referência em 75 pontos bases neste ano, para 5,75%, além de ter apertado o crédito pela elevação das reservas compulsórias. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG