Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC do Japão reduz juro, mas Bolsa cai

TÓQUIO - O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou esta sexta-feira em baixa de 452,78 pontos (5%), aos 8. 576,98, apesar do anúncio de corte de juros de 0,5% para 0,3%.

Redação com agências |

 

    O índice Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, caiu 32,25 pontos (3,5%), para 867,12.

    O Comitê de Política Monetária do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês) decidiu afrouxar sua política monetária, preocupado com os efeitos da desaceleração econômica global e do aprofundamento da crise financeira sobre o país. O Comitê reduziu a principal taxa de juros da economia japonesa, a "overnight call loan rate", de 0,5% para 0,3%, marcando a primeira liberalização da política monetária desde março de 2001, quando o banco central implementou a política de forte expansão monetária.

    A discussão pelo corte dos juros terminou empatada dentro do comitê, em 4 a 4. A decisão final coube ao presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa. O banco central japonês também decidiu pagar rendimentos de 0,1% - a partir de novembro e até março de 2009 - sobre o excedente dos depósitos em conta corrente das instituições financeiras.

    Em nota, a instituição declarou que decidiu tomar as medidas para manter as "condições financeiras de adaptação", dado que a acentuada desaceleração da atividade econômica no Japão provavelmente permanecerá por vários trimestres, afetando negativamente as exportações e com a tendência de aumentos dos preços da energia e das matérias-primas persistindo. As informações são da Dow Jones.

    Ao contrário da Bolsa de Tóquio, o índice Kospi da Bolsa de Seul fechou em alta de 28,34 pontos (2,61%), para 1. 113,06.

    O indicador de valores tecnológicos Kosdaq subiu 11,98 pontos (4,05%), aos 308,03.

    O índice acionário de Taiwan subiu 3,99%. A Bolsa da Índia tinha alta de 6,27%.

    O mercado em Cingapura registrou queda, de 0,43%, enquanto a Bolsa de Sydney subiu 0,42%. Em Hong Kong, o índice local fechou em queda de 2,52%, enquanto em Xangai, o indicador acionário registrou queda de 1,97%.

    (*Com informações das agências EFE, Reuters e AFP)

    Leia também

     

    Para saber mais

     

    Serviço 

     

    Opinião


    Leia tudo sobre: japãojuros

    Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG