Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC da China prevê crescimento entre 8% e 9% para 2009

A economia chinesa deve crescer entre 8% e 9% no próximo ano, prevê o Banco Central do país, citado nesta segunda-feira pela imprensa estatal.

AFP |

Este crescimento, ainda forte, apesar de estar desacelerando, representará a volta ao normal dos mercados financeiros internacionais, destacou Zhou Xiaochuan durante a reunião do G20 em São Paulo, segundo a agência Xinhua (Nova China).

Estas previsões coincidem com as do Fundo Monetário Internacional (FMI), que acabou de estimar que a China deve continuar sendo um dos motores do crescimento do planeta, com alta de 8,5% em 2009.

Zhou disse que a China continua estudando de perto a evolução dos mercados para determinar suas próximas medidas em termos de taxa de juros.

Pequim anunciou domingo um pacote de retomada em massa da economia chinesa, de 4 trilhões de yuans (586 bilhões de dólares), para incentivar o consumo interno enquanto suas exportações estão sendo ameaçadas pela crise internacional.

Entre junho e setembro, o PIB do gigante asiático registrou alta de 9,0% em um ano, o menor nível trimestral em cinco anos.

A desaceleração colocou o crescimento da economia chinesa abaixo da barreira simbólica dos 10% (+9,9%) nos três primeiros trimestres, contra 12,2% do mesmo período do ano anterior.

wf-jg/lm/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG