O Reserve Bank of Australia (RBA, banco central australiano) reduziu sua taxa básica de juros em 1 ponto porcentual, para 6%, em resposta ao esfriamento da economia local e à escalada dos temores de uma prolongada recessão global. O corte se segue à redução de 0,25 ponto porcentual em setembro - a primeira em sete anos.

Os economistas já esperavam que o RBA reduzisse a taxa básica de juros após a reunião do conselho do banco, nesta terça-feira, e muitoS apostavam que o ritmo dos cortes seria acelerado pelo aprofundamento da crise nos mercados.

O sistema bancário australiano não tem enfrentado a mesma turbulência verificada em Wall Street e na Europa, mas a bolsa local tem sido atingida duramente pela movimentação dos mercados mundiais. Além disso, os custos dos empréstimos para as instituições financeiras dispararam e o dólar australiano se desvalorizou acentuadamente desde meados do ano.

Novos cortes são esperados nos próximos meses e o mercado futuro aposta numa taxa de 5,75% até o fim do ano. As atenções agora estão voltadas para os principais bancos comerciais da Austrália, a fim de se verificar até que ponto a redução da taxa básica de juros será repassada aos consumidores. Os bancos têm alertado, porém, que o aumentos dos custos dos empréstimos pode impedir o repasse de toda a diminuição da taxa básica. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.