Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC: crédito cresce com recursos do mercado interno

O chefe do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central, Altamir Lopes, informou hoje que o crédito no País continua em expansão, conforme dados preliminares do mês de setembro. Nos 11 primeiros dias úteis do mês, até a segunda-feira da semana passada (dia 15), a carteira de crédito referencial apresentou expansão de 2,6%, ante igual período de agosto.

Agência Estado |

O crescimento foi liderado pelas operações para pessoas jurídicas, que cresceram 3,9%. Para as famílias, a expansão foi de 0,9%.

Segundo Altamir, o aumento dos empréstimos este mês tem ocorrido com recursos captados pelos bancos no mercado interno. A participação desses recursos internos no total de operações de crédito aumentou 2,8% em reais, em setembro ante agosto. No mesmo período, a participação dos recursos externos diminuiu 2,6%, em dólares.

Juros

Segundo Altamir, a taxa de juros continua em trajetória ascendente este mês. Na média, a taxa passou de 40,1% em agosto para 40,4% no acumulado de setembro até o dia 15.

No mesmo período, a taxa nos empréstimos para as empresas passou de 28,3% para 28,4%. Nas operações para as famílias, houve aumento de 52,1% para 52,8%.

Já a média da diferença entre taxa de captação e aplicação (spread médio) subiu, no dado preliminar de setembro, de 26,2 pontos porcentuais para 26,4 pontos porcentuais. Na pessoa jurídica, foi registrada redução de 14,9 pontos porcentuais para 14,8 pontos e, na pessoa física houve, aumento de 37,6 pontos porcentuais para 38,3 pontos porcentuais.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG