Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC: crédito continua a crescer em julho, apesar dos juros

Dados preliminares do Banco Central mostram que o crédito bancário continua crescendo em julho. Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, o volume de operações de crédito cresceu 1,6% nos 13 primeiros dias úteis do mês - até o dia 17.

Agência Estado |

A expansão foi liderada pelas operações voltadas às empresas, que tiveram alta de 2,7% no período. Empréstimos para as famílias (que não incluem leasing) mostram aumento de 0,2%.

O crescimento do crédito acontece apesar do aumento do juro cobrado dos tomadores. Na média, as taxas aumentaram 1,3 ponto porcentual e atingiram 39,3% ao ano. A alta foi liderada pelos empréstimos para as pessoas físicas, com alta de 2,1 pontos, para 51,2%. Destaque para o juro do cheque especial, que subiu 3,3 pontos porcentuais e atingiu 162,4% ao ano. Para as pessoas jurídicas, a elevação foi de 0,9 ponto, para 27,4% ao ano.

Com relação ao spread - diferença entre a taxa de captação e a de empréstimo - houve aumento de 0,9 ponto, para 25,5 pontos porcentuais. Nas operações para pessoas físicas, o spread aumentou 1,7 ponto, para 36,4 pontos porcentuais. Para empresas, a diferença cresceu 0,6 ponto, para 14,5 pontos porcentuais.

Em junho, as operações de crédito do sistema financeiro tiveram em junho expansão de 2,1% na comparação com maio. O total dessas operações aumentou de R$ 1,044 trilhão em maio para R$ 1,067 trilhão em junho. De acordo com o BC, o volume de crédito para as empresas cresceu 3,3% em junho na comparação com maio, enquanto as operações para as famílias tiveram expansão de 0,7% no mesmo período.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG