Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BC coloca em consulta novas regras prudenciais de Basileia 2

BRASÍLIA - Para o aperfeiçoamento de regras bancárias prudenciais, no âmbito da implantação do Acordo de Basileia 2, o Banco Central (BC) colocou hoje mais três normativos em audiência pública. A autoridade monetária espera receber sugestões ou críticas das instituições financeiras e da sociedade até 31 de março próximo.

Valor Online |

Uma das circulares trata de novos critérios sobre transparência e disciplina de mercado (pilar 3), cujo cronograma de implantação foi iniciado em 2005 e vai até 2011. O texto fixa regras que deverão obrigar os grandes bancos a divulgar informações sobre o capital de cada um para suas exposições aos riscos. A sugestão de procedimentos para bancos menores só será divulgada depois.

Outra circular em consulta pública prevê novos requisitos para o cálculo do patrimônio de referência em relação aos riscos de taxas de juros, ações, câmbio e commodities. Haverá diferença para as instituições que optarem por modelos interno de risco de mercado.

A terceira circular trata dos modelos internos de risco de mercado, com quatro etapas burocráticas a serem seguidas pelas instituições financeiras. A minuta prevê a autorização de propostas individuais pelo BC, cujos modelos aprovados poderão ser implantados por cada banco a partir de janeiro de 2011.

Os comentários sobre as propostas devem ser feitos por meio do endereço eletrônico www.bcb.gov.br.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG