Tamanho do texto

O Banco Central divulgou que aumentou o prazo para que bancos repassem dólares adquiridos nos leilões destinados ao financiamento do comércio exterior. Segundo comunicado 17.

552 divulgado hoje, o prazo limite para a entrega da moeda norte-americana às empresas que necessitam de crédito para essas operações foi triplicado, de 10 dias úteis para 30 dias úteis.

"O Banco Central do Brasil comunica que o prazo para repasse, pelo tomador, dos recursos referentes às operações de comércio exterior de que trata o parágrafo 1º do comunicado 17.540, de 17 de outubro de 2008, será de até 30 dias úteis. Fica assim revogado o comunicado 17.546, de 20 de outubro de 2008", cita o texto divulgado no sistema de informações eletrônicas do BC, o Sisbacen.

Até agora, a autoridade monetária realizou apenas um leilão desse tipo. A operação aconteceu ontem e foram emprestados US$ 1,620 bilhão para quatro instituições financeiras. Originalmente, foram oferecidos até US$ 2 bilhões. A transação foi realizada mediante entrega de Global Bonds, títulos soberanos do governo brasileiro, como garantia na proporção de 105% do valor tomado. Bancos que emprestaram o recurso terão de pagar taxa de 0,11% acima da Libor, juro interbancário em Londres.