Tamanho do texto

O Banco Central anunciou hoje que o abatimento do depósito compulsório sobre depósitos a prazo pela compra de ativos e realização de depósitos interfinanceiros (DI) será prorrogado por 180 dias

O Banco Central anunciou hoje que o abatimento do depósito compulsório sobre depósitos a prazo pela compra de ativos e realização de depósitos interfinanceiros (DI) será prorrogado por 180 dias. O prazo terminaria amanhã, 30 de junho. Na breve nota divulgada no início da noite, a autoridade monetária informa que a medida vale para "a contratação de novas operações de aquisição de ativos e de realização de Depósitos Interfinanceiros (DI) que podem ser deduzidos do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo". Essa medida havia sido adotada em meio à crise financeira para dar liquidez aos bancos de pequeno e médio porte.

Segundo a nota do BC, as regras para a dedução dos estoques ficam mantidas. Essas deduções não podem ser maiores que 45% da exigibilidade de recolhimento. Em maio, bancos mantinham na autoridade monetária R$ 61,139 bilhões recolhidos em espécie por depósitos compulsórios por depósitos a prazo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.