Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cingapura garantirá todos os depósitos bancarios

Cingapura bloqueou nesta quinta-feira 101 bilhões de dólares americanos para garantir todos os depósitos bancários da cidade-Estado.

Redação com Valor Online |

Acordo Ortográfico

As medidas visam a fazer que o sistema financeiro, principalmente os pequenos bancos, recuperem parte da liquidez, afetada pela crise internacional.

Primeiro, o BC permitiu a compra de carteiras de crédito. Depois, estendeu o incentivo para a compra de operações de arrendamento mercantil, títulos de dívida privada de empresas não-financeiras que estejam em fundos de investimento, recebíveis de FIDCs e cotas de FIDCs organizados pelo Fungo Garantidor de Crédito (FGC).

Agora, incluiu na lista títulos e valores mobiliários de renda fixa, adiantamentos e outros créditos de pessoas físicas e jurídicas não-financeiras, e ainda Certificados de Depósito Interfinanceiro (CDI) e Certificados de Depósito Bancário (CDB), com garantia de ativos ou de operações de crédito.

As disposições estão na Circular 3.414, que altera a norma anterior (Circular 3.411). Além dessa mudança, o BC também proibiu que tais operações de compra de ativos ocorram entre instituições pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro. Os textos anteriores eram omissos nesse ponto, definindo apenas o porte das instituições vendedoras.

Esse parâmetro não mudou. Podem vender carteira de crédito e os outros ativos as instituições com patrimônio de referência de até R$ 7 bilhões. A parcela de compulsório que o banco pode deduzir continua limitada a 70% do recolhimento total sobre depósitos a prazo.

Leia tudo sobre: compulsorio bc

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG