Tamanho do texto

SÃO PAULO - O Banco do Brasil (BB) não irá buscar a qualquer custo a retomada da liderança do mercado nacional, perdida após a fusão entre o Itaú e o Unibanco. Hoje, o presidente do BB, Antonio Francisco Lima Neto, negou também o fechamento da compra da Nossa Caixa e uma eventual negociação para aquisição de fatia do Banco Votorantim.

Mesmo assim, o executivo admitiu que a fusão, que criou o maior banco brasileiro em ativos, deverá causar reações da concorrência. "Esse evento (fusão) traz conseqüências para a arena competitiva e os grandes players, como o Banco do Brasil, podem tomar alguma atitude", disse Lima Neto.

"Não coloco a retomada da liderança como questão de honra, pois o banco não está disposto a fazer qualquer coisa para isso. Nosso negócio tem que ser sustentável, trazer sinergias e completar o portfólio", completou o executivo, para depois reconhecer que as aquisições são fundamentais para a manutenção do porte do BB. "É humanamente impossível manter um banco dessa magnitude crescendo apenas organicamente."
Lima Neto fez questão de salientar, no entanto, que o BB já tem uma política de crescimento via aquisições há dois anos, ou seja, bem antes do agravamento da crise financeira internacional.

Também é anterior à crise é o interesse em expandir as operações em São Paulo, onde o BB reconhece ter falhas na distribuição de agências. Esse é um dos principais motivos do interesse pela Nossa Caixa, cujas negociações ainda não trouxeram "nada concreto", segundo o executivo. "A Nossa Caixa é um ativo muito importante para o Banco do Brasil", completou Lima Neto.

Questionado sobre o interesse do BB na aquisição de parte do Banco Votorantim, Lima Neto apenas negou qualquer conversa, evitando se estender no assunto.

Ele participou da apresentação dos resultados do Banco do Brasil no terceiro trimestre deste ano, quando a instituição obteve lucro líquido recorrente de R$ 2,037 bilhões, um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2007, quando ficou em R$ 1,642 bilhão.

(Murillo Camarotto | Valor Online)