Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Basf oferece US$3 bilhões para comprar suíça Ciba

Por Eva Kuehnen FRANKFURT (Reuters) - A Basf lançou uma proposta em dinheiro de compra da rival suíça de menor porte Ciba por 3,4 bilhões de francos suíços (3 bilhões de dólares), uma operação que impulsionará sua posição no mercado de produtos químicos especiais.

Reuters |

A oferta da maior fabricante de produtos químicos do mundo acontece depois do anúncio da proposta de 15,3 bilhões de dólares feita pela Dow Chemical para a Rohm and Haas em julho, sinalizando que uma consolidação da indústria está se acelerando em meio a altos preços de matérias-primas e de energia.

A Ciba, que produz coloríficos para plásticos, papel e madeira, chocou o mercado no mês passado ao anunciar que pode vender negócios estratégicos depois de ter declarado um surpreendente prejuízo líquido devido a baixas contábeis em sua unidade de tratamento de água e papel.

'Em nosso ponto de vista, a Ciba não está em bom estado de forma alguma. A aquisição é, portanto, uma história de reconstrução e consolidação dentro da indústria química', disse Andreas Heine, analista da UniCredit em uma nota a clientes.

'A Basf tem a chance de melhorar sua oferta de produtos com uma força de vendas global e de reduzir custos na cadeira de suprimentos.'

O valor da oferta da Basf representa um prêmio de 32 por cento sobre o preço da ação da Ciba na sexta-feira.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG