Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Barroso pede à UE 1 bilhão de euros para crise de alimentos

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, pediu nesta segunda-feira aos europeus que superem suas reticências e liberem 1 bilhão de euros de fundos agrícolas da UE para socorrer os países pobres atingidos pela crise alimentar.

AFP |

"É um teste muito importante: será que somos sérios quando se trata de manter nossos compromissos?" - perguntou Barroso durante uma entrevista coletiva em Nova York, ao lado dos cantores de rock e militantes Bono e Bob Geldof.

Barroso destacou que os "Estados membros" saudaram durante o Conselho europeu de junho "a intenção da comissão de fazer uma proposta" sobre a crise alimentar, mas agora "discutimos os detalhes, e quando chegamos aos detalhes, as coisas ficam mais difíceis".

"O mais vergonhoso é que alguns países que estão aqui esta semana tratam de bloquear a coisa", disse Bob Geldof sobre a Assembléia Geral da ONU. "Alguns países europeus estimam que esta pequena soma deveria cair em seus orçamentos".

O Executivo europeu deseja realocar 1 bilhão de euros de fundos não utilizados da Política Agrícola Comum para ajudar os países pobres a aumentar sua produção agrícola.

ial/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG