Viena, 24 dez (EFE).- O barril da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) caiu US$ 2,43 (7%) na terça-feira, para US$ 34,49, informou hoje o cartel, em Viena.

O valor do petróleo da Opep continua caindo, devido ao pessimismo econômico após a confirmação da contração da economia dos Estados Unidos no terceiro trimestre, e em outros países desenvolvidos.

Ainda apesar de que existem aspectos para impulsionar em alta o preço do petróleo, como a valorização do dólar diante de outras divisas e o tempo frio nos EUA, o pessimismo sobre a crise continua sendo o fator principal nos mercados.

A tendência de baixa continua, apesar do anunciado corte histórico da produção da Opep em 2,2 milhões de barris diários, devido às crescentes expectativas de que reduzirá ainda mais a demanda nos principais países consumidores por causa da crise econômica global.

A empresa de consultoria de análise energética JBC indicou hoje que, neste ano, o tradicional aumento de consumo e preços no quarto trimestre de 2008 esteve "ausente". EFE ll/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.