Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bancos voltam a preocupar na Europa e bolsas da região fecham em baixa

SÃO PAULO - Sem a influência do mercado americano, fechado nesta segunda-feira pelo feriado do Dia de Martin Luther King Jr, as bolsas européias fecharam em terreno negativo, mais uma vez afetadas por desempenhos ruins no setor bancário. O FTSE-100, de Londres, fechou com baixa de 0,93%, aos 4.108 pontos.

Valor Online |

Em Frankfurt, o DAX caiu 1,15%, para 4.316 pontos. O CAC 40, de Paris, encerrou aos 2.989 pontos, em queda de 0,90%.

O destaque ficou com o Royal Bank of Scotland Group, cujos papéis tombaram 66,57% após a instituição informar que deve apresentar prejuízo da ordem de US$ 41 bilhões no ano todo de 2008. A maior parte das perdas está relacionada com a baixa contábil do ágio da aquisição do ABN Amro, que foi comprado em conjunto com o Santander e o Fortis. O governo britânico já teria apontando intenção de elevar os aportes no setor para evitar novos estragos.

As ações do Barclays fecharam com baixa de 10,20% e as do LLoyds declinaram 33,94%. Os papéis do HSBC recuaram 6,49%, enquanto as ações do Deutsche Bank caíram 8,35% em Frankfurt.

Os papéis da Basf também cederam 4,55% na bolsa alemã após a gigante do setor químico afirmar que a demanda teve uma baixa significativa desde que a crise internacional se agravou, em setembro do ano passado.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG