Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bancos repassam Selic e juros sobem pelo 3º mês

Pelo terceiro mês consecutivo, os juros cobrados dos consumidores e das empresas subiram em julho e já mostram tendência de alta também este mês. Duas pesquisas revelam que os bancos e as financeiras estão repassando gradualmente a elevação de 0,75 ponto porcentual da taxa básica de juros, a Selic, determinada pelo Banco Central (BC) no fim do mês passado.

Agência Estado |

A taxa média de juros das pessoas físicas atingiu 7,35% ao mês ou 134,22% ao ano em julho, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Foi o maior nível desde abril de 2007. Já a taxa média de juros para as pessoas jurídicas alcançou 4,23% ao mês, ou 64,4% ao ano, em julho, o nível mais elevado desde novembro de 2006. Em ambos os casos, a variação sobre o mês anterior foi de 0,02 ponto porcentual.

"Os bancos e as financeiras elevaram as taxas no mês passado numa proporção inferior à alta da Selic", afirma o vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira. Esse descompasso, segundo ele, ocorreu porque a reunião do BC foi no fim do mês passado, o que atenuou o impacto do repasse ao consumidor. "O efeito da alta da taxa básica de juros deverá ser sentido mais este mês", prevê.

Pesquisa da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) confirma essa tendência. A taxa média de juros do empréstimo pessoal pesquisada em dez bancos atingiu 5,69% este mês, ante 5,67% em julho. No caso do cheque especial, a taxa média de juros deste mês também foi superior à de julho: 8,97% ante 8,83% ao mês. A diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP, Valéria Rodrigues, destaca que o resultado de agosto é a oitava alta consecutiva da taxa de juros do empréstimo pessoal. No caso do cheque especial, trata-se da quinta alta seguida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre juros

Leia tudo sobre: juros

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG