Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bancos menores do Brasil não têm risco imediato de default, diz Fitch

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch Ratings avalia que os pequenos e médios bancos brasileiros reagiram de forma pontual e pró-ativa às mudanças no cenário internacional, ao priorizarem sua gestão de liquidez, deixando de lado planos de agressivos de expansão. A atitude, aliada às medidas anunciadas recentemente pelo Banco Central (BC) com relação aos compulsórios, levou a agência a destacar que, apesar da gravidade da crise, essas instituições não correm o risco de perder a capacidade de honrar com seus compromissos nas próximas semanas.

Valor Online |

Mesmo assim, a Fitch informou que a situação dos bancos "ainda" não se trata de uma questão de solvência e que suas avaliações futuras seguirão focadas nos fundamentos dessas instituições e no cenário para o crédito no médio e longo prazos, e não apenas na avaliação de volatilidade e em "eventos atuais".

De acordo com relatório da agência, os bancos pequenos e médios suportavam seus planos de crescimento baseados nas perspectivas de financiamento via mercado de capitais, fonte que praticamente secou com a chegada da crise financeira internacional. Para se ter uma idéia, durante o ano passado, essas instituições levantaram R$ 5,6 bilhões por meio de emissões de ações ou de dívida.

Com o agravamento da crise, ainda segundo a Fitch, o Banco Central também se mostrou pró-ativo, ao agir em direção ao aumento da liquidez no mercado, via afrouxamento de compulsórios e permissão para que os bancos maiores utilizassem esses recursos na compra de carteira de crédito dos menores, que encontraram nisso uma forma de se capitalizarem.

A agência atribui à maior parte dos bancos menores notas, em moeda local, entre "A(bra)" e "BB(bra)". Para as grandes instituições, as classificações variam entre "AAA(bra)" e "AA (bra)".

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG