Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bancos Centrais da América Latina: a região está bem preparada para a crise

Os Bancos Centrais da América Latina afirmaram nesta domingo que a região está sendo bem preparada para enfrentar a crise financeira internacional, em uma reunião de cúpula realizada em Santiago.

AFP |

Os chefes das instituições destacaram que a região "está em melhores condições para enfrentar as turbulências financeiras, graças a seus sólidos fundamentos econômicos", segundo um comunicado divulgado depois da reunião.

Durante o encontro, os presidentes dos Bancos Centrais enfatizaram que suas instituições contam com os instrumentos para preservar a integridade e o bom funcionamento dos mercados financeiros.

Além disso, concordaram em estabelecer mecanismos de intercâmbio de informação e cooperação técnica, para facilitar a determinação dos cursos de ação a seguir nos respectivos países.

No entanto, as instituições evitaram tomar medidas coordenadas em termos de política monetária para o bloco.

Com o Banco Central chileno como anfitrião, o encontro teve a presença dos presidentes do BCs do Brasil, Argentina, Colômbia, México e Peru. O presidente do BC da Venezuela, Gastón Parra, não compareceu por problemas de agenda.

Segundo relatórios do Fundo Monetário Internacional, a América Latina será uma das regiões menos afetadas pela crise financeira global e em 2009 deve crescer em torno dos 4%, ao passo que a América do Norte o fará em 1,5%.

lto/du/cn

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG