Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bancos britânicos compraram bilhões em bônus do Tesouro desde abril

Londres, 3 fev (EFE).- As entidades financeiras britânicas adquiriram 185 bilhões de libras (US$ 263,26 bilhões) em bônus do Tesouro desde abril, no marco do Plano Especial de Liquidez (SLS, em inglês).

EFE |

A afirmação foi feita hoje pelo Banco da Inglaterra, quatro dias depois de terminar o prazo dado aos bancos para recorrer ao plano, que permitiu que trocassem ativos de difícil comercialização, principalmente dívida hipotecária, por bônus do Tesouro.

A condição principal do SLS é que os ativos deviam ter sido comprados pelos bancos antes de 31 de dezembro de 2007 e que os bônus pelos quais foram trocados só poderão permanecer em suas mãos por um período máximo de três anos.

O banco emissor assegurou que 32 bancos e sociedades recorreram ao plano, cujo objetivo era retomar os níveis normais de crédito nos mercados reduzindo a incerteza derivada dos ativos sem liquidez que lastreavam as contas das entidades.

O plano foi estabelecido em abril com uma duração inicial de seis meses, que se estendeu pelas turbulências financeiras de outubro, quando o Governo britânico teve que resgatar vários bancos com uma ajuda multimilionária.

Em comunicado, o Banco da Inglaterra comentou que o SLS "cumpriu sua função" na hora de reduzir o peso nas contas dos bancos deste tipo de ativos, mas reconheceu que as condições de financiamento no mercado "seguem sendo difíceis". EFE fpb/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG