Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Popular da China anuncia redução da taxa de juros

Pequim, 15 set (EFE).- O Banco Popular da China anunciou hoje que reduzirá a taxas de juros e o índice de reserva bancário para garantir um crescimento econômico estável e rápido.

EFE |

A partir desta terça as taxas de juros dos créditos em iuanes (moeda local) diminuirá por um ano em 0,27 ponto percentual, para 7,2%.

Quanto ao depósito compulsório bancário (depósitos não suscetíveis a investimentos nem destinados a empréstimos), que em janeiro alcançou um recorde histórico de 17,5%, com cinco aumentos este ano para controlar a inflação, diminuirá um ponto percentual a partir de 25 de setembro, indo para 16,5%.

No entanto, as principais instituições do país que concedem empréstimos, como o Industrial and Commercial Bank of China, o Agricultural Bank of China, o China Construction Bank, o Bank of Communications e o Postal Savings Bank of China, não estão sujeitos ao novo ajuste do coeficiente de reserva.

Com o intuito de permitir a reconstrução da área devastada pelo terremoto de 12 de maio passado em Sichuan (sudoeste do país), o coeficiente de reserva será reduzido em 2 pontos percentuais para as instituições financeiras locais em áreas muito afetadas pelo fenômeno natural.

Estes ajustes são destinados a "solucionar problemas destacados nas atuais operações econômicas", disse o banco em comunicado. Além disso, acrescenta que servirão também para "aplicar o princípio de oferecer diferentes políticas para diferentes necessidades e otimizar a estrutura econômica". EFE mz/fh/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG