Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Mundial prevê que China crescerá 7,5% em 2009

O Produto Interno Bruto (PIB) da China deverá crescer 9,4% em 2008 e 7,5% em 2009, previu o economista do Banco Mundial (Bird) em Pequim, Louis Kuijs. Em uma conferência anual sobre aço, Metal Bulletin, realizada em Paris, Kuijs disse que a economia chinesa está desacelerando em setores domésticos, como o imobiliário.

Agência Estado |

Em 2007, a economia chinesa cresceu 11,9%.

Segundo ele, a crise econômica global não é um fator primário da perda de ritmo da economia chinesa. "Ampliou a desaceleração econômica chinesa, mas a queda no crescimento tem raízes na decisão do governo chinês de apertar a política monetária."

A decisão do governo de flexibilizar a política monetária chinesa irá colocar a nação novamente no caminho da recuperação, mas alguns setores devem experimentar crescimento menor do que outros, observou Kuijs. "Os investimentos no setor imobiliário serão muito fracos e pode não haver recuperação em 2009." Kuijs disse que mais da metade do crescimento econômico chinês no ano que vem será conduzido por gastos do governo em investimento direto e indireto. O governo chinês anunciou um pacote de estímulo fiscal de US$ 586 bilhões para reativar o crescimento econômico. "A China parece ser o único país que deseja e é capaz de sair da atual situação", disse. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG