Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Mundial prevê crescimento de 0,9% e redução do comércio em 2009

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira a previsão de que o crescimento econômico mundial não deverá superar os 0,9% em 2009 e que o comércio internacional registrará contração de 2,1% em volume, pela primeira vez em 25 anos.

AFP |

Nos países em desenvolvimento, este crescimento deverá ser de 4,5%, precisou a instituição em suas "Perspectivas para a Economia Mundial" divulgadas em Washington. O Produto Interno Bruto dos países industrializados deverá, ao contrário, contrair-se 0,1%, prevê o BM.

Estas previsões são inferiores às precedentes, publicadas pelo Bird em junho (3,0% de crescimento mundial, 6,4% nos países em desenvolvimento), e às da instituição irmã, o Fundo Monetário Internacional, de 6 de novembro (2,2% de crescimento mundial, 5,1% nos países em desenvolvimento).

"A economia mundial está em fase de transição, passando de um período de forte crescimento estimulado pelos países desenvolvidos a uma marcada incerteza, uma vez que a crise financeira afetou profundamente os mercados internacionais", destacou o chefe de economistas do Banco Mundial, Justin Lin.

hh/fga/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG