Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Mundial observa que crise prejudicou o comércio mundial

Frankfurt (Alemanha), 20 nov (EFE).- O Banco Mundial (BM) observa que a crise financeira prejudicou o comércio mundial devido à contração do crédito, disse hoje, em Frankfurt, o presidente da instituição, Robert Zoellick.

EFE |

Em uma conferência na Alemanha de bancos internacionais, Zoellick acrescentou que "o comércio é financiado, em grande parte, com créditos", e dado que os bancos limitaram a concessão de créditos, o comércio internacional não pode se financiar.

O Banco Mundial e a Corporação Financeira Internacional (IFC, em inglês) organizaram esta conferência, que também deve contar com a participação da chanceler alemã, Angela Merkel.

Zoellick disse que o Banco Mundial procura com seus parceiros nos EUA e na China soluções para os problemas de financiamento do comércio mundial.

O presidente da IFC, Lars Thunell, disse que a instituição financeira que preside oferece aos bancos um programa de garantias para apoiar os créditos ao comércio.

O Banco Mundial prevê um retrocesso do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 de 0,1% nos países industrializados, e nas economias emergentes um crescimento de 4,5%, frente aos 6,5% previstos anteriormente. EFE aia/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG