Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco da Inglaterra reduz taxas a 1%, um mínimo inédito

LONDRES - O Banco da Inglaterra (BoE) reduziu nesta quinta-feira sua taxa básica de juros em meio ponto percentual, para 1%, o menor patamar desde a criação da instituição em 1694.

AFP |

 

"A economia mundial está em desaceleração drástica e sincronizada. A atividade nas economias industrializados caiu nitidamente no quarto trimestre de 2008 e o crescimento nas economias emergentes parece estar se contraindo de forma acentuada", justificou o BoE em seu comunicado.

O Comitê de Política Monetária apontou ainda as dificuldades que a economia britânica vem enfrentando: restrição do crédito para as empresas e os particulares, queda do consumo, congelamento das contratações.

Segundo dados oficiais, o Produto Interno Bruto recuou no quarto trimestre 1,5% em relação ao terceiro, depois de uma contração de 0,6% no terceiro trimestre, colocando oficialmente a Grã-Bretanha em recessão, que é mais forte do que pensavam os economistas.

Esta é a quinta baixa consecutiva: o BoE reduziu os juros em meio ponto em outubro, um ponto e meio em novembro, um ponto em dezembro e meio ponto em janeiro.

Leia tudo sobre: banco da inglaterra

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG