Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco da Inglaterra reduz juros a 1,5%

O Banco da Inglaterra reduziu sua taxa básica de juros em meio ponto percentual, a 1,5%, nesta quinta-feira, a primeira na história da instituição, destinada a voltar a dinamizar uma das economias do Velho Continente mais atingidas pela crise econômica e financeira.

AFP |

"A economia mundial parece estar enfrentando um desaquecimento inabitual severo e de forma sincronizada. O crescimento das trocas mundiais será certamente este ano um dos mais fracos em muito tempo", afirmou o comunicado publicado após a decisão.

"O Comitê (de política monetária) considerou em sua reunião de janeiro que as recentes medidas de flexibilização monetária, assim como as medidas de política orçamentária, a queda substancial da libra esterlina e as perspectivas de queda da inflação forneceriam um estímulo importante para ajudar a economia (a voltar a crescer) no ano que vem, acrescentou o documento.

No entanto, o Banco disse que não optou por um "estímulo monetário" maior em razão da "volatilidade implicada pela redução da TVA" decidida pelo governo e dos "riscos de a inflação ficar abaixo da meta de 2%".

O último relatório sobre a inflação indicou que as pressões deflacionárias podem se agravar em 2009.

Esta decisão se segue a três baixas consecutivas desde outubro, quando os juros eram de 5%.

mda/lm/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG