Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Central do Zimbábue retirará dez zeros da moeda local em agosto

Harare, 30 jul (EFE).- O Banco da Reserva do Zimbábue (autoridade monetária) anunciou hoje que revalorizará a divisa do país a partir de 1º de agosto tirando dez zeros das atuais denominações, de modo que uma cédula de 10 bilhões de dólares zimbabuanos se transformará em 1 dólar zimbabuano.

EFE |

"O dólar zimbabuano será revalorizado em um fator de 1 a 10, o que significa que tiraremos dez zeros de nossas denominações monetárias", disse o presidente do banco central, Gideon Gono, durante uma entrevista coletiva transmitida pela televisão nacional.

Gono disse que o crescente número de zeros nas cédulas zimbabuanas (a maior é de 100 bilhões) tornou impossíveis as operações para os sistemas de informática dos bancos, máquinas de calcular eletrônicas e caixas automáticos, que não podem realizar transações em trilhões de dólares.

O bilhete de 100 bilhões foi introduzido por Gono em 21 de julho, devido à inflação galopante que afetao Zimbábue e que obriga a população a levar enormes quantidades de dinheiro para fazer compras simples.

Um pão de forma, quando é possível conseguir, devido ao desabastecimento registrado em todo o país, cesta esta semana, em Harare, 200 bilhões de dólares zimbabuanos (6,88 euros).

Segundo os dados oficiais, a inflação no Zimbábue é de 2.200.000% anual, a maior do mundo, mas alguns economistas locais calculam que o verdadeiro índice supera os 10.000.000%. EFE sk/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG