Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco Central detalha regras para empréstimo de dólares aos bancos

Rio de Janeiro, 17 out (EFE).- O Banco Central (Bacen) detalhou hoje suas novas regras para emprestar dólares aos bancos privados, financiar exportações e enfrentar a escassez de recursos nas fontes tradicionais do comércio exterior.

EFE |

Em uma resolução oficial, o Bacen afirmou que todas as instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de câmbio poderão receber empréstimos em moeda estrangeira, através de leilões das divisas realizadas pela própria autoridade monetária.

Os custos financeiros dos empréstimos serão calculados de acordo com a taxa interbancária de Londres (Libor), mais um valor adicional que será definido.

O primeiro leilão será realizado na segunda-feira, e o Banco Central aceitará como garantias títulos soberanos da dívida externa em poder dos bancos privados.

O Bacen também aceitará como garantia títulos soberanos do Brasil e de outros países, se estes tiverem classificação de risco mínima como "A".

O valor dos títulos soberanos de garantia deverá equivaler a um mínimo de 105% do valor do empréstimo.

Também aceitará contratos cambiais assinados entre exportadores e importadores no exterior.

Em São Paulo, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, explicou em entrevista coletiva que, na prática, este mecanismo de leilões é um empréstimo garantido. A liberação dos dólares dependerá da demanda do mercado e, portanto, não terá limites para os bancos.

"A demanda de dólares é limitada e as reservas do Brasil são muito superiores a essa demanda", disse Meirelles.

No entanto, destacou que o destino desses dólares será fiscalizado e serão sancionados os bancos que os usarem para outros fins.

O Governo brasileiro ressaltou que o Banco Central tem cerca de US$ 200 bilhões em reservas internacionais que servem de escudo para enfrentar a grave crise internacional. EFE ol/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG