Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Banco africano reduz crescimento do continente para 4,5% em 2009

Túnis, 20 jan (EFE).- O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, afirmou hoje que o crescimento econômico do continente cairá para 4,5% em 2009, por causa da crise mundial.

EFE |

"A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) africano corre o risco de cair de 6,5% para 4,5% este ano", disse o responsável do BAD em um encontro em Túnis com os embaixadores dos países-membros da instituição.

Kaberuka destacou que as perspectivas são "sombrias", e há o risco de "ver hipotecadas" as aquisições africanas dos anos anteriores, e explicou que sua instituição criou um grupo de acompanhamento financeiro para identificar os riscos em cada país.

Em sua opinião, o grupo de países que realizaram reformas econômicas estruturais nos últimos anos estará em "melhor posição perante o golpe" da crise, cuja "rápida evolução" não permite, por enquanto, medir com exatidão seus efeitos.

O presidente do BAD pediu uma "resposta mundial coordenada" e alertou para o risco do aumento da "pobreza latente" no continente, com o perigo de que a África não possa cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU fixados para 2015. EFE ma/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG